Ano de 2026 - A dança dos planetas

O ano começa com uma grande transição de ciclos, com a entrada de Neptuno em Carneiro este mês, findando um ciclo de 151 anos. Plutão, outro planeta lento, finalizou um ciclo de 226 anos aquando da sua entrada em Aquário, em 2024, trazendo todo o seu poder transformador a um signo naturalmente associado à mudança e à revolução. Úrano entra este ano em Gémeos, signo onde esteve há cerca de 85 anos. A sua última passagem ocorreu durante a 2.ª Guerra Mundial e o fim da mesma.

 

Estas movimentações dos três planetas lentos e geracionais indicam que a sociedade atravessa profundas transformações que apontam para a construção de uma nova realidade coletiva.
Na última vez que Neptuno esteve em Carneiro, assistiu-se à abolição da escravatura, à fundação da Cruz Vermelha Internacional e à publicação de importantes obras literárias de referência.
Plutão em Aquário intensificou o inconformismo social e esteve associado a grandes movimentos revolucionários, como a Revolução Francesa, à queda de monarquias e profundas transformações no tecido industrial e social.
Úrano em Gémeos, durante a 2.ª Guerra Mundial, impulsionou avanços significativos na tecnologia e na comunicação ao longo do seu ciclo.

Saturno e Júpiter possuem ciclos mais breves. O rigoroso Saturno entra em Carneiro com uma particularidade relevante, une-se a Neptuno, sinalizando a necessidade de estruturar sonhos, ideais e novos projetos. Júpiter, que muda de signo anualmente, encontra-se atualmente em Caranguejo, trazendo desafios às estruturas das nações e às suas relações diplomáticas. Ainda este ano fará a sua entrada em Leão, iniciando um novo ciclo de valorização e afirmação da identidade.

 

Estes planetas de forte impacto influenciam a sociedade no seu contexto global, mas exercem também um efeito direto na vida individual. Todos os planetas referidos transitam no Mapa Natal de cada um de nós, ativando diferentes áreas da vida pessoal.
Numa dessas áreas estão a ocorrer transformações profundas e inconscientes (Plutão em Aquário). Surge igualmente a oportunidade de construir um novo projeto ou caminho de vida através da redefinição da identidade e do fortalecimento da autoconfiança (Neptuno e Saturno em Carneiro). Haverá ainda uma área de grande evolução e dinamismo intelectual (Úrano em Gêmeos). Contudo, será fundamental encontrar segurança e estrutura emocional, mesmo que para isso seja necessário regressar às raízes e à infância (Júpiter em Caranguejo), para que possamos consolidar a consciência do nosso valor pessoal (Júpiter em Leão).

 

 

 

 

O impacto da transição de ciclos na vida individual

A conjunção de Saturno com Neptuno aos 0° de Carneiro, no contexto pessoal, representa a possibilidade real de materializar um sonho, desde que exista maturidade, consciência e responsabilidade. Saturno dá forma, estrutura e compromisso. Neptuno inspira, idealiza e faz uma integração da identidade ao inconsciente.
Quando estas energias se unem, o sonho pode tornar-se realidade, mas apenas se houver plena consciência da realidade concreta e da identidade pessoal. A sua edificação não será imediata, será gradual. O desafio será, não deixar que o medo ou as responsabilidades condicionem as iniciativas pessoais.

Úrano faz a sua entrada magnética em Gêmeos a 26 de Abril, este trânsito desperta inquietação mental, curiosidade, necessidade de liberdade intelectual e abertura a novas ideias. Pode traduzir-se no desejo de estudar algo diferente, alterar rotinas, renovar a forma de comunicar ou explorar novos ambientes. A área do mapa onde se encontra Gémeos será aquela em que a pessoa sentirá maior necessidade de mudança, experimentação e adaptação. O maior desafio é a dispersão e intransigência.

Plutão em Aquário transforma por completo o mindset! Desconstrói crenças e ideologias, promove uma transformação estrutural da mentalidade. Este trânsito convida a libertar padrões mentais, ideologias limitadoras e condicionamentos inconscientes, abrindo espaço para uma nova forma de pensar. A área de vida onde Aquário se encontra no mapa natal será o palco principal deste processo, onde pode surgir o desejo de maior liberdade, desapego e reconstrução interna.

Júpiter encontra-se exaltado em Caranguejo, a sua intenção é beneficiar, fortalecer a estrutura emocional, proteger as raízes e o que é essencial. Podemos construir ou ampliar a família, ou encontrar um porto seguro que chamamos casa. Existe crescimento através da segurança emocional.

Quando Júpiter entrar em Leão, no final de junho, caso haja uma sólida estrutura emocional, surge oportunidades de afirmação da identidade, da autoestima e da expressão pessoal. Este trânsito estimula a autoconfiança, a criatividade, o prazer em ser exatamente como é sem ansiar por validação externa. Expande paixões, a personalidade, generosidade a capacidade de liderança, nem que seja da própria vida! Todavia, a inflamação do ego pode ter um efeito contrário.

Próximo
Próximo

Ciclos de vida  Qual o teu ciclo atual